Chateau des Compères Sauternes 2007

É caro, mas é um Sauternes, né? Os vinhos Sauternes são lendas, com requintes históricos, como uma descoberta de uvas atacadas por um fungo e a paixão que o sabor despertou em um czar russo. Bem, história de lado, vamos aos fatos. É um vinho de sobremesa com belíssima cor dourada, no qual se paga pelo requinte de tomar um vinho feito com uvas atacadas pelo fungo Botrytis cinerea, a chamada "podridão nobre". Na boca é agradável, doce e ácido ao mesmo tempo, leve fundo amargo, provavelmente por conta do ataque de fungos. Toques de mel. Feito majoritariamente com a uva Semillón. Excelente vinho, harmônico, potente, redondo e licoroso. Vinho de peso, harmoniza bem com frutas em calda. Classificação: ****.

Bigode 2009

Fui surpreendido por esse vinho, produzido na região de Lisboa pelo enólogo José Neiva. Acho que me deixei levar pelo rótulo e esperava grande sisudez, tanino marcante. Que nada! Vinho jovial, alegre, fácil de beber. Leve, com 11,5% de graduação alcoólica. Equilibrado, frutado (cereja, morango, groselha e ameixa vermelha) e saboroso. Elaborado com as castas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Castelão, Caladoc e Shiraz. Sabe aquele vinho do dia-a-dia? Sem muita complicação e excelente custo-benefício. Final curto, mas saboroso. Combina com almoços fartos (carnes leves, assados), amigos e alegria. Classificação: ***.

Amalaya Tinto 2010

A Bodega Colomé, produtora deste corte tinto, é uma das mais antigas da Argentina e possui vinhedos que se localizam entre 2300 e 3100 metros acima do nível do mar, o que os coloca como os mais altos do mundo, no Vale do Calchaqui, em Salta. O Amalaya 2010 é um vinho produzido a partir de 75% de Malbec e percentuais menores de Cabernet Sauvignon, Syrah, Tannat e Bonarda. Na análise visual, vinho com coloração rubi de bastante concentração e halo com tons violáceos. No nariz, aromas de ameixa, cereja, chocolate e pimenta. Na boca, estrutura e equilíbrio, em um vinho frutado e aveludado. Excelente persistência e ótima relação custo-benefício. É vinho para repetir outras vezes. Recomendo. Classificação: ****.