A Zinfandel californiana é a mesma uva que leva o nome de Primitivo no sul da Itália. Não é uma casta fácil e somente ganhou notoriedade graças ao empenho dos californianos em domá-la. A Zinfandel americana gera vinhos sensuais, de encher a boca. Esta casta não é fácil porque dá frutos em excesso, que não amadurecem por igual, de forma que um bom Zinfandel exige maestria.
A Robert Mondavi é uma vinícola californiana que leva o nome de seu fundador e pioneiro na luta pela excelência dos vinhos americanos. Mondavi faleceu há alguns anos. Ele foi o maior nome do vinho norte-americano na segunda metade do século passado, o embaixador do vinho californiano. Além de ter produzido vinho, deu forte impulso à culinária, às artes e à filantropia. Hoje, sua vinícola no Napa Valley pertence ao grupo Constellation.
Apesar da denominação varietal, esse vinho é na verdade um assemblage: 83% Zinfandel, 6% Petit Syrah, 4% Merlot, 4% Petit Verdot e 3% Syrah. O vinho possui 13% de teor alcoólico e amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Visualmente, vermelho-rubi com alguma turbidez. Quanto aos aromas, frutas bem marcadas – amoras e mirtilos – e uma irremediável pimenta do reino de fundo. Na boca, taninos muito macios e continuidade dos aromas, a ponto de serem perceptíveis os condimentos apimentados. Boa acidez e bom corpo. Equilibrado e com excelente persistência.
Classificação: ****.