Vinhos Sul-Africanos

Obikwa Pinotage 2013

Feito na região de Stellenbosch, na África do Sul, este Obikwa Pinotage mostra logo de imediato a força dos vinhos sul-africanos. Com o nome de uma das mais antigas tribos da África do Sul, este vinho celebra a obstinação das tribos Obikwa, assim como a resistência do avestruz. Nativos da região, juntos sobreviveram a intempéries e solo inóspito. 
A Pinotage é uma variedade de uva tinta sul-africana, ela é resultado de um cruzamento proposital entre as uvas Pinot Noir e Hermitage (que hoje é conhecida como Cinsaut), daí deriva seu nome. Essa uva foi criada na África do Sul em 1925 por Abraham Perold, o primeiro professor de viticultura da Universidade de Stellenbosch. Ele tentava combinar as melhores qualidades da robusta Hermitage com a nobre Pinot Noir, mas que é tão difícil de ser cultivada.
Após a confirmação da nova variedade, o melhor exemplar foi escolhido para ser propagado, tendo sido batizado de Pinotage. Seu primeiro vinho foi feito em 1941 em Elsenburg. O reconhecimento mundial da uva aconteceu em 1959 quando um vinho Bellevue feito a partir da Pinotage, ganhou uma competição nacional em 1959. Esse vinho foi o primeiro a mencionar a uva Pinotage no seu rótulo, e esse reconhecimento deu origem a uma grande onda de plantações da Pinotage por toda a região da Cidade do Cabo.
Na análise visual, o Obikwa Pinotage 2013 apresentou cor vermelho rubi intenso, opaco, escorregadio. Aroma intenso e de qualidade, com frutas (principalmente ameixa e frutas silvestres) e pimentas, que posteriormente evoluem para florais muito leves. Na boca, um vinho seco, macio e aveludado, com um frutado muito agradável ao paladar. Corpo médio e persistente. Vinho vigoroso e elegante.

Classifição: ***.



Two Oceans Sauvignon Blanc 2011

A África do Sul é famosa por produzir bons exemplares de Sauvignon Blanc e esse é um deles. Feito pela vinícola Two Oceans, com vinhedos localizados na Península do Cabo (daí o nome “Dois Oceanos”, em referência ao encontro dos oceanos Atlântico e Índico). Esse Sauvignon Blanc é fácil de beber e refrescante. Possui cor amarelo palha, com reflexos dourados. No nariz, maracujá, pêssego, melão e grama cortada. É um vinho contínuo, em que os aromas se repetem no paladar. Tem boa acidez e frescor, além de média persistência. Termina com um leve amargor, que não chega a prejudicar severamente o vinho. É vinho bom. Classificação: ****.