Unique Clássico Brut Rosé 2010

Espumante italiano da região de Gaida, na Emília-Romagna, elaborado com uvas Lambrusco pelo vinicultor Medici Ermete. As videiras são plantadas em uma região com verões muito quentes e invernos muito rigorosos, um ambiente hostil, em que a videira é uma das poucas plantas que consegue vicejar. Sendo um espumante elaborado com o método clássico, passa necessariamente por duas fermentações, sendo a segunda já na garrafa. Na análise visual, o Unique apresentou uma bela cor rosada, bem clarinha, com perlage fino e persistente, apesar de não muito intenso. Os aromas são diretos e fortes, deliciosos, com destaque para a presença de rosas, sobre notas de pão torrado. Um conjunto integrado que se repete na boca, com acidez marcante e muita refrescância. Final longo e persistente. Um excelente espumante. 
Classificação: ****.

Hermann Lírica Brut

O Lírica Brut é o espumante top de linha da vinícola Hermann, da região de Pinheiro Machado, Serra do Sudeste, Rio Grande do Sul. É um exemplar da melhor vitivinicultura brasileira. Felizmente, nosso país tem uma orientação natural para a produção de bons espumantes, que combinam tão bem com nosso clima tropical.

Esse vinho foi elaborado com 75% de uvas Chardonnay e 25% de uvas Gouveio. Passou por prensagem pneumática com separação do mosto em frações. Fermentação alcoólica em tanques de inox a 12-15°C, seguido de corte dos vinhos base para segunda fermentação. O corte seguiu-se da adição do licor de tiragem com leveduras e açúcar. O vinho passou 12 meses sobre as lias, que foram retiradas com rémuage, tudo como manda o figurino dos melhores espumantes. Na análise visual, amarelo-palha de média intensidade, brilhante, com bolhas muito finas e contínuas. No nariz, limão e aromas florais, em um conjunto agradável e harmônico. Na boca, bom preenchimento, com muita refrescância e final limpo. Cremoso e persistente na medida. Ótimo. Classificação: ****.