Espumantes do tipo moscatel são elaborados pelo método Asti, com o uso da uva Moscato. Neste método, uma única fermentação é realizada em grandes autoclaves (o gás carbônico resultante da fermentação é mantido dentro da autoclave e se incorpora ao líquido). Essa fermentação é interrompida através de redução rápida da temperatura a cerca de 0º, quando o teor alcoólico alcança de 7 a 8,5%. Falando agora especificamente sobre o Terranova Moscatel, o fato é que ele decepcionou um pouco. No olfato, forte presença de ervas. Perlage bastante homogêneo, meio grosseiro, mas de excelente persistência. Na boca, refrescante, gostoso, mas com um incômodo amargor no fundo de boca. Ligeiro, sem defeitos mas também sem qualidades que o destaquem. Se estiverem buscando por um moscatel barato, recomendo o Aurora, bem melhor que esse. Classificação: **.
Páginas
- Início
- História do Vinho
- Vinhos Varietais
- Aromas e Varietais Brancas
- Vinhos Fortificados e de Sobremesa
- Vinhos Espumantes
- Enoturismo
- Harmonização
- Vinhos Brasileiros
- Vinhos Portugueses
- Vinhos Franceses
- Vinhos Espanhóis
- Vinhos Italianos
- Vinhos Húngaros
- Vinhos Sul-Africanos
- Vinhos Uruguaios
- Vinhos Chilenos
- Vinhos Argentinos
- Vinhos Australianos
- Vinhos Americanos
- Miscelânea
Prosecco Linda Donna Brut
O Prosecco é um espumante produzido na região do Vêneto, usando o método Charmat. É elaborado com a uva Prosecco, podendo em algumas regiões sofrer o acréscimo de algumas outras cepas (em percentuais mais baixos). O Linda Donna, 11% de teor alcoólico, é produzido pela vinícola Decordi. Esse espumante é originário da região de Treviso. Apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados. Perlage abundante, fina e contínua, com boa formação de espuma. No nariz, aromas finos, intensos e agradáveis, remetendo principalmente a flores. O paladar é contínuo, muito agradável, ácido, redondo, com final prolongado e deixando a boca fresca. Recomendado. Classificação: ***.
Gewürztraminer
Apesar de seu nome, difícil de pronunciar, a Gewürztraminer é muito fácil de ser reconhecida, seja por seus aspectos físicos ou pelas características dos vinhos elaborados com ela. Possui casca de coloração rosada e produz vinhos de cor amarelo intenso, quase dourados. Por conta de sua composição e características da casca, são vinhos com grande estrutura em boca. Uma de suas fraquezas é a acidez, muito delicada (em anos mais quentes, tende a ser muito baixa). São sempre muito aromáticos, com notas marcantes lembrando lichias, pétalas de rosas e especiarias. São bons produtores: Alemanha, França, Nova Zelândia, África do Sul e Austrália.
Assinar:
Postagens (Atom)