Marsala, o vinho marcante da Sicília

Hoje vamos falar um pouco sobre um vinho muito especial: o Marsala. Trata-se de um vinho fortificado, produzido na ilha da Sicília, na Itália, onde divide terreno com outras denominações de origem. O Marsala possui graduação alcoólica entre 17 e 18%. É elaborado, nas versões Ouro e Âmbar, com as uvas Grillo, Insolia, Catarrato e Damaschino. Na versão Rubi, é feito com as uvas Pignatello, Nero d'Avola e Nerello Mascalese.

No Marsala, as uvas são fermentadas de maneira tradicional, mas uma parte é reservada para a preparação de um agente edulcorante. Tradicionalmente, dois tipos de edulcorantes são utilizados: a Mistella (mistura de uvas super maduras e aguardente vínica) e o cotto (xarope de uvas caramelizadas produzido em caldeira). Vide abaixo um mapa (clique para visualização aumentada) que é a síntese do Vinho Marsala.


Os vinhos Marsala diferenciam-se entre si pela cor (Oro, Ambar e Rubino), pela doçura (Secco, Semisecco e Dolce) e pelo envelhecimento. Neste último quesito, as possibilidades são:
  • Fine - envelhecimento mínimo, inferior a um ano;
  • Superiore - envelhecimento de pelo menos dois anos;
  • Superiore Riserva - envelhecimento de pelo menos quatro anos;
  • Vergine e/o Soleras - envelhecimento de pelo menos cinco anos;
  • Vergine e/o Soleras Stravecchio e Vergine e/o Soleras Riserva - envelhecimento de pelo menos dez anos.
O Marsala é utilizado comumente como aperitivo antes das refeições. Também é harmonizado regularmente com queijos fortes como Gorgonzola, Roquefort e Parmesão. São vinhos complexos e muito longos, com aromas igualmente complexos, em camadas, que passeiam por frutas secas, especiarias, noz-moscada, mel, etc. Na sua próxima visita à Itália, ou mesmo aqui no Brasil, não deixe de experimentar esse siciliano cheio de personalidade!